NACIONAIS

PORTUGAL | Bolsas Fulbright “reforçam relações científicas e académicas essenciais para o progresso”

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, na cerimónia de atribuição das Bolsas Fulbright 2022, Lisboa, 18 julho 2022
219views

O Programa Fulbright é «parte de uma comunidade que há muitos anos promove e desenvolve uma relação estreita e uma cooperação próspera entre dois países, e até entre dois continentes: Portugal e os Estados Unidos da América, a Europa e o Continente Americano», disse a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na cerimónia de atribuição das Bolsas Fulbright 2022, em Lisboa.

Para a Ministra estes bolseiros contribuem para «reforçar relações científicas e académicas, essenciais para o progresso nacional e internacional, mas também alicerçar relações diplomáticas».

Elvira Fortunato destacou «a importância destas bolsas para a promoção da igualdade de género», tendo em conta a atribuição de 94 bolsas a mulheres e 80 a homens.

A Ministra elogiou ainda o facto de a Comissão Fulbright promover a «diversidade das atividades científicas e de ensino levadas a cabo em Portugal e nos Estados Unidos», com a atribuição das bolsas a projetos nas áreas da medicina, engenharia, comunicação de ciência, artes, biologia, física, filosofia, direito, entre outras.

Na edição deste ano foram entregues Bolsas Fulbright a 46 portugueses e 21 americanos, entre investigadores, docentes e estudantes, que no próximo ano letivo começarão a desenvolver o seu trabalho e a sua investigação em instituições nacionais e norte-americanas, no âmbito deste programa de intercâmbio educacional entre Portugal e os Estados Unidos da América.

Desde a sua criação em Portugal, em 1960, o Programa Fulbright de Intercâmbio Educacional já atribuiu mais de 1750 bolsas a cidadãos nacionais e mais de 850 bolsas a cidadãos americanos.

P/GOV/PT/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.