NACIONAIS

PORTIMÃO | Carina Caldeira, Mel Jordão, Chef Hugo Nascimento, Domi e David Cristina fazem parte do lançamento de “Sabe a Mar”

124views

A carismática apresentadora de televisão, a talentosa maquilhadora algarvia que soma milhares de seguidores no Instagram e o rapper de Portimão juntaram-se ao humorista David Cristina para ficarem a conhecer o mais recente projeto do centro comercial Aqua Portimão que pretende celebrar a história das gentes da região – conservas SABE A MAR, uma produção exclusiva de 2.500 unidades de sardinha em lata, feitas de forma artesanal e embaladas manualmente, seguindo uma receita com 100 anos de história. O lançamento aconteceu no sábado, dia 12 de novembro, no restaurante näperõn, em Odeceixe, onde a cozinha é comandada pelo Chef Hugo Nascimento, parceiro deste projeto e autor do menu degustação exclusivo inspirado nas conservas SABE A MAR. 

As gargalhadas ficaram a cargo do humorista David Cristina, que não se inibiu de partilhar alguns episódios mais caricatos da sua vida pessoal quando interagia com os convidados, envolvendo-os assim nas suas rábulas.

De sorriso rasgado, os presentes passaram à celebração de faca e garfo. O conceituado Chef Hugo Nascimento desenvolveu um menu degustação com produtos locais e sazonais, onde a estrela foi a sardinha em conserva SABE A MAR. Para iniciar, Pão de Alfarroba de fermentação natural, manteiga de amendoim e azeite. O primeiro prato colocou a teste as sardinhas deste lançamento: Hambúrgueres com conserva SABE A MAR e Chamuças de Cenoura à Algarvia. Seguiu-se um prato de Ravioli de batata-doce com amendoim e duas propostas com a conserva do momento, Sardinha SABE A MAR com amendoim, puré de castanha e diospiro e Xarém de bivalves com Sardinha SABE A MAR e molho sésamo. A refeição terminou com um Gelado de limão com suspiro.A apresentação decorreu no espaço do Chef Hugo Nascimento, que se juntou ao projeto para criar receitas exclusivas que destacam o sabor da sardinha e que podem ser consultadas brevemente no site https://sabeamar-aquaportimao.pt/

SOBRE O SABE A MAR

É na rua de São Pedro que está localizado o Aqua Portimão, centro comercial da Klépierre – proprietária e gestora de mais de 100 centros comerciais na Europa. Contudo, há 100 anos, nessa mesma localização, operava a Fábrica Boavista, uma conhecida conserveira. A história e as memórias do endereço que partilham foram o mote do novo projeto do centro comercial algarvio. ‘SABE A MAR’ é uma homenagem à tradição e cultura da cidade, que conta com a criação de dois produtos de edição limitada, que vão ser explorados em várias iniciativas culturais, culinárias e rubricas digitais.

As indústrias da pesca e das conservas contribuíram para o desenvolvimento urbano e económico de Portimão, associado ao surgimento das primeiras fábricas. É sob o rasto de história deixado pela antiga Fábrica Boavista que o Aqua Portimão transformou um produto tão familiar e histórico, como as sardinhas em conserva, num produto premium que promete levar Portimão além-fronteiras. ‘SABE A MAR’ dá nome a este produto, uma edição limitada sob a expressão “QUE JÊTE”, lançadas com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e o Museu de Portimão, com 2.500 unidades, cuja parte das receitas vão reverter a favor do projeto Memórias com Sentido(s) da associação Alzheimer Portugal.

Estas conservas, que recuperam e conservam décadas de tradição, foram produzidas manualmente e com a mesma receita centenária usada na Fábrica Boavista, preparadas com dedicação pelos homens do mar, pela Conserveira do Arade e equipas Klépierre. As sardinhas em lata ‘SABE A MAR’ estão disponíveis em duas opções, limão e azeite virgem, dois sabores típicos e lusitanos.

Contudo, a história e tradição do Algarve não ficam pelo prato e há algo que fala mais alto: o sotaque tão característico e as expressões do seu povo, que passam de geração em geração. Neste contexto, o humorista David Cristina vai percorrer Portimão para conversar com as personagens mais carismáticas e descobrir as expressões locais mais características da identidade da região, numa rubrica digital que pode ser conhecida nas redes sociais.

O projeto ‘SABE A MAR’ vai ter a duração de três anos, ao longo dos quais vai explorar os diferentes eixos passando pela arte e cultura até à gastronomia. Para todos aqueles que pretendem puxar a brasa a esta sardinha, basta procurar as edições no quiosque de informações do Aqua Portimão, disponível por 5€, a unidade. 

CISION/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.