REGIONAL

PONTA DELGADA – Detenção de suspeito pelo crime de roubo com recurso a arma branca

30views

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores, através da Divisão Policial de Ponta Delgada, por intermédio de polícias da Esquadra de Investigação Criminal, deteve, durante a presente semana, um homem, com 24 anos de idade, pela prática de um crime de roubo.

Decorrente das diligências policiais inicialmente efetuadas chegou ao conhecimento da Polícia de Segurança Pública a ocorrência de um crime que implicava agressões sofridas por dois cidadãos, residentes na freguesia de São Pedro, os quais se encontravam no interior da residência antes de ter sido vítimas de um crime de roubo.

Perante as circunstâncias apuradas e face à gravidade do ilícito, foram imediatamente concretizadas diversas diligências investigatórias a cargo de uma brigada da PSP que permitiu reunir prova indiciária que aponta para o arguido enquanto principal suspeito de, na madrugada do passado dia 6 de março, ter cometido um crime de roubo com recurso a uma faca sobre dois cidadãos especialmente debilitados fruto da respetiva condição de saúde. No decurso da investigação foi possível aos investigadores da PSP recuperar os vários objetos, nomeadamente uma carteira e telemóveis, que haviam sido roubados pelo suspeito e que este tinha escondido de forma a não ser responsabilizado pela prática do crime.

Durante a investigação, foi, também, possível apurar que o arguido, dias antes, tinha cometido outros crimes, concretamente de furto no interior de uma residência situada na cidade Ponta Delgada, durante o qual se havia apoderado de um cartão de crédito da vítima para, nos dias seguintes, acabar por concretizar vários pagamentos e levantamentos ilícitos através da utilização do referido cartão.

Perante as provas recolhidas durante a investigação e havendo perigo do arguido prosseguir com a prática de outros crimes veio o mesmo a ser detido, fora de flagrante delito, através de mandado de detenção emitido por Autoridade Policial.

Após ter sido presente a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada, veio a ser aplicada ao arguido a medida de coação de apresentações periódicas diárias perante as autoridades.

O Comando Regional da PSP dos Açores alerta a comunidade açoriana para a importância dos procedimentos de segurança a adotar perante desconhecidos antes de se proceder à abertura de portas em residências e também para a não colocação de códigos ou passwords de segurança junto a documentos nem por escrito no interior de agendas, carteiras ou outros locais facilmente acessíveis a terceiros.

CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.