PONTA DELGADA- Câmara apoia trabalhos de conservação e restauro do órgão de tubos da Igreja de São Pedro

A Câmara Municipal de Ponta Delgada concedeu um apoio financeiro no valor de 8.000 euros à Fábrica da Igreja Paroquial de São Pedro. A verba, que visa apoiar os trabalhos de conservação e restauro do órgão de tubos da Igreja de São Pedro, surge na sequência de um protocolo assinado entre a Presidente do Município, Maria José Lemos Duarte, e o pároco da referida Igreja, Padre Victor Arruda.
O órgão de tubos da Igreja de São Pedro foi construído em 1858 e o mais recente restauro data de 1990. Com o passar dos anos, carece de vários trabalhos de conservação e restauro, nomeadamente, ao nível da limpeza, desmontagem, sistema mecânico, tubos, harmonização e afinação por competente Mestre Organeiro.
Segundo refere o protocolo assinado entre ambas as partes, os trabalhos acima referidos “têm por objetivo devolver à fruição pública, nas melhores condições, um instrumento histórico pertencente ao património integrado da Paróquia de São Pedro, existindo, por isso, um natural e efetivo interesse do Município na sua restauração”. O Município de Ponta Delgada contribui para a dinamização cultural do concelho, propiciando oportunidades de valorização do nosso património histórico e religioso, de que é exemplo o órgão de tubos da Igreja de São Pedro.
Sendo assim, adianta o mesmo protocolo, “o restauro daquele instrumento musical possibilitará a recuperação, para o domínio público, de um património raro que irá contribuir significativamente para o estímulo à promoção de espetáculos e apresentações do reportório musicológico sacro e, em consequência, a divulgação da produção musical no Município”.
Para a Câmara Municipal de Ponta Delgada, “a recuperação do instrumento musical referido, além da importância cultural e histórica no contexto da produção e execução de música para órgão, constitui ainda um importante fator de atratividade turística, podendo funcionar como motor de desenvolvimento regional e de dinamização de
atividades locais, favorecidas pelo aumento de público”. Ainda de acordo com o mesmo documento, é de “comum interesse” a cedência do órgão da Igreja de São Pedro à autarquia para “a realização de eventos e demais atividades de interesse municipal e comunitário, que vem possibilitar o enriquecimento da programação cultural do concelho de Ponta Delgada”.
CMPD/GC/LD/RÁDIOILHÉU