PICO – Montanha Pico Festival: Mural dos Sorrisos de Pedra inaugurado na...

PICO – Montanha Pico Festival: Mural dos Sorrisos de Pedra inaugurado na Galeria Costa

Durante a sétima edição do Montanha Pico Festival, a artista Helena Amaral pôs mãos à obra para construir e montar 9 esculturas e, assim, criar mais uma instalação permanente e única, o Mural dos Sorrisos de Pedra na MiratecArts Galeria Costa.

Plantados na parede de pedra basáltica, estas esculturas de mistura do basalto com bagacina de vários tons, vindas das bombas de lava da ilha montanha, mostram que “a criatividade é infinita, mesmo quando os tempos não se apresentam para tal”, expressa a artista.

A MiratecArts Galeria Costa continua, assim, a ganhar mais apontamentos artísticos na propriedade visitável a qualquer hora, e com bastante distanciamento social e físico, adiciona Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts, entidade promotora dos Sorrisos de Pedra de Helena Amaral.

O Roteiro dos Sorrisos de Pedra já conta com mais de 180 esculturas a dar a volta ao Pico. A exposição itinerante chegou a vários locais na ilha do Pico, como também ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e à Biblioteca Pública e Arquivo Regional na Horta, na ilha do Faial, ao Museu da Graciosa, Atelier de Kaasfabriek, em São Jorge, à Biblioteca Pública e Arquivo Regional em Angra do Heroísmo e ao Museu das Lajes das Flores.

Em Abril 2021, a entidade cultural com sede no Pico, celebra com a artista o aniversário dos Sorrisos de Pedra, mais propriamente a 28, o Dia do Sorriso. Para este sexto ano do projeto, está a ser planeada a colocação da Deusa do Mar, uma escultura para ser submersa na nossa costa e ser apreciada por quem mergulha.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU