
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou ontem que os oceanos precisam de proteção e os Açores, “que têm um elo histórico com o Atlântico”, são disso exemplo.
Falando na Horta, no lançamento do arquipélago dos Açores como um ‘hope spot’ da Mission Blue, José Manuel Bolieiro sublinhou que o mar, “que faz sonhar e ir mais além”, “tem de ser protegido”.
“Protegendo os oceanos estamos a proteger cada um de nós”, vincou o governante.
Para o Presidente do Governo, a comunidade internacional deve estar “focada” na “sustentabilidade ambiental” do planeta, sendo os oceanos palco onde “a batalha decisiva pela salvação do planeta” terá lugar.
“Os Açores serão centro desse combate e temos todos os indicadores de que os oceanos precisam da nossa ajuda”, disse ainda.
A “pedagogia” para o “uso sustentável” do Atlântico foi uma ideia também defendida por José Manuel Bolieiro na sessão tida esta na manhã de ontem.
A Mission Blue é uma organização liderada pela oceanógrafa norte-americana Sylvia Earle, um dos nomes mais ativos na luta pela despoluição dos mares, e que marcou presença ontem no evento tido na ilha do Faial.
Os ‘hope spots’ são locais especiais que são cientificamente identificados como cruciais para a saúde dos oceanos.
GA/RÁDIOILHÉU