REGIONAL

ortarias que criam os programas PROAGRI e i9AGRI nos Açores estão publicadas em Jornal Oficial

56views

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que os novos programas PROAGRI e i9AGRI, cujas portarias foram hoje publicadas em Jornal Oficial, são dois bons exemplos de medidas que visam ajudar os agricultores a reduzir custos de produção, reestruturar o setor e melhorar o desempenho das explorações.

“Estão em causa dois programas que surgem numa altura em que o PRORURAL+ está totalmente comprometido, que vão permitir que os agricultores possam continuar a realizar pequenos investimentos nas suas explorações orientados para a modernização, a inovação e o aumento da competitividade das explorações agrícolas”, afirmou João Ponte.

O Secretário Regional salientou que os dois programas “foram concebidos com os contributos dos diferentes parceiros do setor agrícola e em estreita colaboração com a Federação Agrícola dos Açores, e com a preocupação de simplificar o processo de candidatura e de decisão”, acrescentou, salientando que as taxas de financiamento variam entre 30 e 50%, dependendo do tipo de investimento proposto pelo agricultor.

Relativamente ao PROAGRI, João Ponte referiu que permite apoiar investimentos elegíveis até ao montante de 10 mil euros, no caso de aquisição de máquinas e equipamentos, e de 15 mil euros, no caso de investimentos em instalação de rede elétrica de baixa tensão.

Quanto ao i9AGRI, o governante salientou que este programa está mais focado para cofinanciar a introdução de práticas inovadoras nas explorações agrícolas, tendo em vista a diminuição dos custos de produção, sendo que os investimentos elegíveis vão até 20 mil euros.

“Estamos a falar de tipologias de investimentos que consideramos extremamente importantes hoje em dia e que estão relacionados com software de apoio à decisão, informatização, agricultura de precisão e sustentabilidade ambiental”, afirmou o Secretário Regional.

João Ponte considerou que estas medidas são mais uma evidência da determinação do Governo dos Açore em criar novas e boas soluções para desafios com que o setor agrícola se defronta.

GaCS/RM

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.