REGIONAL

OPINIÃO – Grande Cantoria em Tempo de Pandemia no Auditório Ramo Grande, Por Liduíno Borba

269views

Neste sábado 26 de setembro de 2020, pelas 21h30m, no Auditório Ramo Grande da Praia da Vitória, realizou-se uma grande cantoria organizada pela Cooperativa Praia Cultural e pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, com a coordenação do improvisador José Esteves. O evento obedeceu a todas as normas impostas pelas autoridades regionais de saúde. Uma plateia meia era sinal de casa cheia. Todos os espetadores e funcionários “mascarados”, gel desinfetante para todos, não houve intervalo, bar fechado, entradas pela direita e saídas pela esquerda. O público portou-se muito bem e tudo correu pelo melhor.

O cartaz do evento anunciava NOITE DE CANTORIA – O REGRESSO DO POVO, com os improvisadores José Eliseu, José Fernando, Maria Clara, Fábio Ourique, José Esteves, Ricardo Martins e Roberto Toledo. O mesmo cartaz inseria também a anunciada Homenagem Póstuma ao tocador Armando Alves (1936-2020). O espetáculo começou com a subida ao palco dos seis tocadores, que iriam abrilhantar o espetáculo. Seguiu-se a presença de José Esteves, sobre a beira do palco, a quem coube apresentar os dados biográficos do homenageado – Armando Alves. Fê-lo com muita descontração e mestria.
Apesar de um espetáculo de cariz popular, foi organizado com todos os formalismos de um grande evento de palco. Foi convidada uma apresentadora que, desempenhando muito bem o seu papel, começou por ler um resumo biográfico de cada
um dos seis tocadores, seguindo-se da mesma forma para os sete improvisadores. Como se disse eram sete cantadores, que tinham de dar quatro desafios.

Começaram o experiente José Eliseu e o Lajense Ricardo Martins; seguiu- se a dupla das Fontinhas com o jovem Roberto Toledo e o veterano José Fernando; para o terceiro desafio vieram os conhecidos José Esteves e Fábio Ourique; fecharam a cantoria a saudosa e de volta Maria Clara com engenheiro José Eliseu. Os sete em palco, encerraram o espetáculo com a já tradicional e alegre desgarrada. Foi uma cantoria com momentos altos de improvisado. Foram tratados assuntos como: as habituais trocas de elogios; a pandemia; o regresso da cantoria; a homenagem a Armando Alves; as imitações de cantadores antigos; o regresso de Maria Clara às cantorias após a sua licenciatura em psicologia; etc. O público presente neste espetáculo parece ter saído satisfeito com este regresso de uma das mais importantes tradições culturais dos Açores. Os organizadores da Praia da Vitória estão de parabéns pelo sucesso. Os tocadores e cantadores pelo seu excelente desempenho num espetáculo a repetir, quando possível.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.