REGIONAL

CDU/AÇORES – O Mar e as Pescas precisam de outra política!

259views

É urgente uma política de pescas dirigida ao aumento dos rendimentos dos pescadores e à garantia de uma vida digna a quem vive do mar e traz o peixe para as casas açorianas! O futuro do setor passa pelo aumento da qualificação profissional dos pescadores e por assegurar a sustentabilidade ambiental da pesca, ao mesmo tempo que se investe no desenvolvimento tecnológico no setor. É possível, com o reforço da CDU, assegurar o aumento do preço de primeira venda, a distribuição justa dos lucros da pesca e assegurar preços acessíveis aos consumidores!

A pandemia veio demonstrar o que a CDU há muito alerta: o caminho da evolução económica e social passa pela produção regional. A fragilidade da economia e da situação social foi provada nestes últimos anos – e, em particular, de forma dramática, nos últimos meses. Desemprego e perda de rendimentos afetaram parte significativa da população. A resposta passa por apostar nas riquezas únicas que os Açores possuem, nomeadamente o mar, com a preocupação de manter a sustentabilidade ambiental e aumentar os rendimentos dos pescadores e armadores. A maioria destes, dedicados à pequena pesca costeira, em barcos de pequena dimensão, pratica justamente aquela pesca artesanal e seletiva que se ouve reclamar como a única sustentável. Contudo, esta pessoas e as suas famílias encontram-se no limiar da sobrevivência.

É assim urgente apostar na qualificação profissional, que permita dar resposta aos desafios que se colocam no presente e no futuro. É também necessário o investimento tecnológico, que permita aumentar o valor do peixe e manter o elevado respeito pelos mares dos Açores. Não pode haver política correta nas pescas sem considerar o aumento dos rendimentos dos pescadores e armadores! Em particular, é urgente criar os mecanismos que garantam que o lucro da pesca seja distribuído de forma justa, e não que este seja acumulado quase exclusivamente pelas grandes superfícies.

CDU/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.