REGIONAL

“Novo plano de recuperação e acesso aos novos fundos europeus têm de ir ao encontro das condições especiais das Regiões Autónomas”

129views

“Hoje, discutimos um Orçamento de Estado Suplementar que há quatro meses seria impensável discutir. Esta pandemia mudou o mundo, mudou o nosso país, exigindo um outro tipo de resposta por parte deste Governo, mas também por parte dos Governos Regionais”, afirmou a deputada do PS/Açores à Assembleia da República durante a reunião plenária para aprovação do Orçamento de Estado Suplementar.

Lara Martinho, que destacava o conjunto de medidas de apoio às famílias, trabalhadores e empresas que este Orçamento de Estado Suplementar apresenta, à semelhança das medidas apresentadas ao longo dos últimos meses, centrou-se neste aspeto para afirmar que, quer nos Açores como na Madeira, “os Governos Regionais, e bem, exercendo a sua Autonomia, adaptaram e criaram novos apoios para ir ao encontro das especificidades das famílias e das empresas açorianas e madeirenses”.

Nesse sentido, e considerando ser fundamental salvaguardar-se que, “não só todas as medidas criadas a nível nacional são aplicadas a todo o país, mas também que são dadas as condições para as Regiões Autónomas responderem às exigências atuais e futuras, e neste âmbito o novo plano de recuperação e o acesso aos novos fundos europeus têm de ir ao encontro das condições especiais e dos desafios específicos destas duas Regiões”, considerou a deputada.

Para a vice-presidente do GPPS, este Orçamento garante ainda as necessidades de financiamento das Regiões Autónomas de uma forma imediata, ou seja, “já, e não apenas em 2021 como preconizado pelo PSD e CDS”.

Dirigindo-se ao Ministro das Finanças, a deputada socialista sublinhou ainda que na região muitos questionam a solidariedade nacional, de uma forma que “há quatro meses atrás não acontecia”, considerando por isso crucial que o Governo “dê sinais claros da sua solidariedade e compromisso para com as Regiões Autónomas”.

Dessa forma, Lara Martinho quis saber se estão reunidas as condições, não só para dar resposta à emergência social e económica provocada por esta pandemia, mas também para concretizar os compromissos anteriormente assumidos com as Regiões Autónomas.

Pode aceder à intervenção da Deputada, aqui: https://youtu.be/TPgs9BdRqQY

FONTE: PS/AÇORES

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.