NACIONAIS

SARAGARSA- Salvamento marítimo com resgate médico ao largo da ilha da Madeira

225views

O Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em coordenação com o Capitão do Porto do Funchal e em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM), coordenou uma operação de resgate médico durante a manhã de hoje, dia 02 de agosto, de um homem a bordo de uma embarcação de pesca que apresentava sintomas de cólica renal.

​​​​​O homem, de 40 anos de idade, tripulante da embarcação de pesca “Saragarsa” de bandeira portuguesa, encontrava-se a navegar a 15 milhas náuticas (cerca de 28 km) a sudoeste da Ilha da Madeira.

O alerta foi recebido no MRSC Funchal cerca das 08​​h00 via VHF, e de imediato encaminhado para o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), entidade com competência para avaliar a situação clínica e determinar qual o tipo de evacuação.

Foi acionada a embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN-SR40), que efetuou o resgate, tendo o tripulante desembarcado na Marina do Funchal, pelas 09h51m, onde era aguardado por uma ambulância dos Bombeiros Sapadores do Funchal, previamente ativada pelo SRPC IP-RAM, e encaminhado para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.

O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.​​

O Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal​ é um dos órgãos do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, que funciona no âmbito da Marinha, e é o serviço responsável pelas acções de busca e salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações.

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.