REGIONAL

Livro sobre o Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada é a mais recente aposta da editora açoriana Letras Lavadas

30views

“O Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada — O património em diálogo com a sociedade”, de Hélio Nuno Santos Soares, é o mais recente livro da editora Letras Lavadas que estará brevemente à venda na livraria homónima e na loja online: www.letraslavadas.pt.

Este livro é resultado de investigações levadas a cabo pelo padre Hélio Soares para a sua dissertação de Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento da Universidade dos Açores, aprovada com 18 valores.

A devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres é a mais agregadora, densa e transversal das devoções do arquipélago dos Açores. Agregadora, porque abraça uma comunidade composta por crentes social, económica e culturalmente distintos; densa, porque envolve sensibilidades, actos, consciências e atitudes de complexidade profunda; transversal, porque, nas categorias do Tempo e do Espaço, sobreviveu com dinamismo às vicissitudes dos séculos passados até à atualidade e atraiu fiéis de geografias múltiplas, que lhe conferem a dignidade de ser uma referência transnacional e marco identitário das ilhas, sejam as açorianas, sejam todas as outras da Diáspora. Esta imagem e a sua mística habitam numa Casa: o Mosteiro de Na S.a da Esperança, na ilha de S. Miguel.

Fundado no século XVI, este espaço conventual resguarda o busto relicário do sofrimento cristológico que adquire protagonismo a partir da segunda metade do século XVII e que se mantém vivaz na fé de milhares de crentes.

LV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.