REGIONAL

Junta de Freguesia de Rabo de Peixe exige reabertura do serviço de Lota

162views

O presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira, exigiu hoje a reabertura do serviço de Lota do Porto de Pescas, mediante a garantia de condições sanitárias e de higiene, lembrando que aquela valência funciona na vila “há mais de 40 anos”.

Para o autarca, “atendendo ao desconfinamento a que se assiste na Região, é importante começar a pensar na reabertura da Lota em Rabo de Peixe, com o seu devido plano de contingência, para que se volte efetivamente à anterior normalidade”.

Jaime Vieira referiu que o fecho da Lota na altura mais crítica da pandemia “foi necessário, pois a saúde está sempre em primeiro lugar”, mas salientou que “agora é o momento de reabrir esta importante ferramenta de apoio e resposta ao setor das Pescas”.

“O maior porto de pescas da Região – onde estão 40% de todos os pescadores dos Açores – precisa da reabertura da Lota, visto que esta é essencial em termos de rendimentos para os pescadores locais. Atualmente, os pescadores terminam a sua faina duas a três horas mais cedo que habitual, para poderem enviar o peixe para a Lota de Ponta Delgada, pois se o pescado chegar depois da hora, o custo do transporte é da responsabilidade do armador”, disse.

O presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe considerou também que “outra vantagem em ter a Lota de Rabo de Peixe operacional é aliviar a de Ponta Delgada, que já registou vários atrasos no leiloamento do pescado, especialmente nesta época de pesca de atum”.

“Refira-se ainda que, com a abertura da Lota de Rabo de Peixe, poderá haver uma regularização do movimento de transporte de lula, pois das cerca de 60 embarcações que fazem aquela pesca 50 pertencem a Rabo de Peixe e apenas 10 a Ponta Delgada”, explicou.

Segundo Jaime Vieira, “a reabertura irá aliviar em muito a Lota de Ponta Delgada, normalizando-se uma atividade que é essencial para a economia e para a criação de emprego em Rabo de Peixe”.

FONTE: JFRB

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.