NACIONAIS

Jovens fuzileiros recebem boinas no próximo dia 8 de janeiro

Imposição de boina
625views

Realiza-se na próxima sexta-feira, 8 de janeiro, na Escola de Fuzileiros, a imposição de boinas aos 36 grumetes alunos do Curso de Formação de Praças Fuzileiros. A cerimónia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, será reservada devido às restrições atuais impostas pela situação pandémica da COVID-19.

​​​​​Um dos momentos mais simbólicos na carreira de um Fuzileiro, a imposição da boina azul ferrete, chega assim ao Curso de Formação de Praças Fuzileiros (1ª edição de 2019) que teve início a 28 de outubro de 2019 e terminou a 18 de dezembro de 2020.

Durante o Curso de Formação de Praças Fuzileiros os jovens militares receberam formação em perícias técnicas e táticas necessárias para desempenhar as funções de chefe de equipa de atiradores, num pelotão de Fuzileiros. A formação de índole teórico prática, incide nas competências em áreas diversas como o tiro de Combate, Explosivos, Minas e Armadilhas, Motricidade e Fisiologia, Infantaria de Combate, Comunicações, Socorrismo em Combate, Operações Terrestres e Operações Anfíbias.

Este Curso, fruto da pandemia global causada pela COVID-19, sofreu diversas contingências e adaptações, para fazer face às medidas de prevenção e mitigação do risco de contágio. Desde logo, após ser decretada a suspensão de todas as atividades de formação na Marinha, o curso foi suspenso de 13 de março a 17 de maio de 2020.

A retoma da formação ocorreu em 18 de maio de 2020, após intensas ações internas de adaptação ao “novo normal”, tendo sido realizado um rastreio médico-sanitário detalhado, com registo individual do histórico das últimas 9 semanas dos alunos, controlo diário da temperatura corporal, bem como a implementação de todas as medidas de etiqueta respiratória, higienização individual e dos espaços, e assegurado o distanciamento social.

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.