REGIONAL

José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo, destaca entendimento estratégico com República sobre relação com o Espaço

| Fotos: MM |
199views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou hoje o entendimento com o Governo da República no que refere à estratégia para o Espaço e reforçou que o momento atual é de “ganhar tempo” nesta matéria.

“Encontrámos uma agenda de entendimentos quanto ao que está em curso e sobretudo uma perspetiva estratégica quanto ao futuro. Este relacionamento ficou aqui demonstrado que é virtuoso. Vamos continuar a trabalhar de forma muito próxima”, declarou José Manuel Bolieiro.

O governante falava após ter recebido o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, num encontro que contou também com o presidente da PTSpace, a agência espacial portuguesa, Ricardo Conde.

Para o Presidente do Governo, a área espacial e os investimentos nos Açores têm que ver com o futuro da Região mas também “do país e da União Europeia”, pretendendo-se que haja uma “internacionalização” dos projetos.

“Vamos agora ganhar tempo ao tempo perdido no passado com algumas indefinições e incertezas quanto à definição estratégica”, considerou José Manuel Bolieiro.

O Presidente do Governo aproveitou também para lembrar que se avizinham, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, uma série de “eventos marcantes” nos Açores, e declarou que o Executivo Regional é parceiro do Governo da República no tratamento da “agenda de futuro” e no cimentar de “parcerias globais de valorização” por via da ciência.

Também abordada no encontro com Manuel Heitor foi a Universidade dos Açores, lembrando José Manuel Bolieiro que “importa minimizar” o “sobrecusto” da sua tripolaridade.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.