
A Câmara Municipal da Horta adjudicou, no passado dia 20 de maio, a empreitada de requalificação do troço central da nova frente mar da cidade da Horta, e aprovou, em minuta, o contrato a celebrar com o vencedor do concurso público, o consórcio constituído pela AFAVIAS – Engenharia e Construções Açores, S.A. e AFAVIAS – Engenharia e Construções S.A.
Com os documentos agora remetidos para autorização do Tribunal de Contas, a proposta do consórcio prevê executar a empreitada de Requalificação Urbana da Frente Mar da Cidade da Horta – Unidade de Intervenção do Troço Central, no prazo de 540 dias após o auto de consignação, pelo valor base de 2.895.000,01€ (acrescidos de IVA à taxa de 4%).
Trata-se daquela que será a intervenção porventura mais marcante da nova frente mar na cidade da Horta e que permitirá implementar uma praça central na zona da chamada rosa-dos-ventos, ligando a Horta, a cidade e a Avenida, à sua Marina e à sua Baía.
José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, realça a importância deste investimento para a projeção da Horta enquanto capital do iatismo, nos Açores, “em primeiro lugar pela relação que vai estabelecer com o ex-libris da náutica, que é a nossa Marina, em segundo lugar pela ligação natural que terá com a própria cidade”.
“Estamos, aos poucos, a transformar a nossa cidade, com a forte preocupação de estarmos à altura da nossa história cosmopolita, mas também com a forte preocupação de darmos um novo fôlego e dinâmica à nossa relação com os diferentes espaços públicos da cidade”, comentou o autarca, para quem “Os espaços públicos existem para serem contemplados, é verdade, mas mais ainda para serem usufruídos por todos”.
Para o Presidente da Câmara, “Identificarmo-nos com a cidade é importante mas nunca descurando as suas potencialidades e as inúmeras possibilidades que temos de a modernizar e tornar mais próxima das pessoas”.
Por isso, acrescentou, “Queremos, com esta intervenção na nova frente mar da cidade, que as pessoas sintam essa proximidade e esse apelo, ao ponto de quererem estar e sentir-se bem na sua cidade-mar.
CMH/RÁDIOILHÉU