REGIONAL

HORTA – CDS-PP salienta importância estratégica da Escola do Mar dos Açores (c/áudio)

241views

O deputado Rui Martins anunciou nesta passada quinta-feira que “a Escola do Mar dos Açores está em perfeitas condições de iniciar a formação de curta duração, graças à atual administração que está a trabalhar em contra-relógio para apresentar em breve a sua oferta formativa”.

As declarações foram proferidas no final de uma visita do Grupo Parlamentar do CDS-PP à Escola do Mar dos Açores, na Horta, na qual também esteve presente o Senhor Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João.

De acordo com Rui Martins, “o anterior Governo Regional ocultou problemas estruturais que dificultaram o processo de certificação desta escola, inclusive ao nível da certificação do próprio edifício. Desde o primeiro semestre de 2020 que não havia desenvolvimentos nos processos de certificação”.

O deputado do CDS-PP revelou ainda que, “no âmbito dos cursos estruturados, isto é, de uma oferta formativa de longo prazo, deverá também haver novidades brevemente”, referindo-se, nomeadamente, a cursos de nível 4 “que permitam aumentar a disponibilidade de pessoas capacitadas no nosso mercado de trabalho, seja para profissões ligadas à pesca, seja para marítimos, seja para reparação naval ou outras áreas relacionadas”.

O CDS-PP considera que “a Escola do Mar dos Açores é um ativo estratégico fundamental na formação e capacitação de pessoas e marítimos para a Região e para a ilha do Faial em particular”, defendendo por isso, “que exista um esforço político conjunto em dar visibilidade e uma boa imagem a esta instituição, independentemente das pessoas que circunstancialmente aqui estejam a desempenhar funções”.

CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.