NACIONAIS

Helicóptero alemão termina missão inédita a bordo de navio da Marinha Portuguesa

252views

A fragata Corte-Real desembarcou esta quarta-feira o helicóptero Lynx MK88A da Marinha alemã que operou a bordo nas últimas três semanas.

​​Durante este embarque, operando a Norte do Círculo Polar Ártico e em condições de voo noturno, a aeronave contribuiu para a extensão das capacidades do navio nos labirínticos fiordes noruegueses durante o exercício Flotex 2020. Os 19 militares do destacamento de helicópteros em conjunto com a guarnição do NRP Corte-Real, durante as três semanas deste embarque, fizeram prova de profissionalismo, interoperabilidade e dos laços de confiança e camaradagem existentes entre marinhas aliadas, garantindo a total disponibilidade e segurança da aeronave embarcada.

Esta cooperação pioneira entre as duas Marinhas, assenta na partilha de experiências e procedimentos inerentes à operação de duas plataformas distintas, permitindo aumentar a capacidade de atuação combinada das duas Marinhas, no quadro da aliança e no quadro do reforço e da segurança marítima europeia.

Foi a primeira vez que uma fragata portuguesa embarcou um destacamento de helicópteros estrangeiro, tendo-se iniciado os preparativos para a concretização desta cooperação em meados de 2019, os quais incluíram conversações e visitas técnicas ao NRP Corte-Real.

​A frota de Lynx da Marinha Portuguesa, integrada há 25 anos nas fragatas da classe Vasco da Gama e há 11 anos nas fragatas da Classe Bartolomeu Dias, está em processo de modernização na Leonardo Helicopters (Reino Unido), prevendo-se que chegue a curto prazo a primeira aeronave modernizada, sobre a qual incidirá o processo de qualificação de pessoal e redefinição de procedimentos operacionais.​

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.