REGIONAL

Governo Regional dos Açores vai apoiar abate de redes de emalhar

254views

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou hoje, em São Mateus, na Terceira, que o Governo dos Açores está “a ultimar um regime de apoio ao abate de artes de pesca menos seletivas, nomeadamente de redes de emalhar”.

Segundo Gui Menezes, esta medida pretende contribuir para o objetivo do Executivo regional de continuar a assegurar a sustentabilidade ecológica, económica e social do setor e, em particular, dos recursos costeiros”.

O Secretário Regional, que falava durante uma reunião com a Direção da Associação Terceirense de Armadores, no âmbito da visita do Governo à ilha Terceira, referiu ainda que “o regime de apoio ao abate de embarcações se vai manter”.

Gui Menezes frisou que “é necessário fazer uma gestão mais sustentável dos recursos costeiros do arquipélago”, defendendo, neste sentido, a “importância de diversificar as espécies capturadas” na Região.

“Há, por exemplo, condições para que mais armadores e pescadores se possam dedicar à pesca do atum”, afirmou.

O Secretário Regional do Mar visitou também o Porto de Pescas e a Lota de São Mateus onde entregou o novo poster, no âmbito da campanha ‘Melhor Pesca para Melhor Futuro’.

Produzido pela Direção Regional das Pescas, este poster pretende sensibilizar os armadores e pescadores para a importância da preservação dos recursos piscícolas dos Açores.

O poster será afixado em cerca uma centena de locais ligados ao setor, entre os quais lotas, entrepostos e postos de recolha e nas sedes das associações de pesca.

Este poster contou com a colaboração do projeto Blue Azores, no âmbito do Grupo de Apoio ao Pescador.

GaCS/GM/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.