REGIONAL

Governo Regional assinala Dia da Europa na RTP/Açores

167views

O Governo dos Açores, através do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, promove a exibição de uma série de filmes de curta duração sobre temáticas europeias, que serão transmitidos na RTP/Açores entre 9 e 15 de maio, assinalando desta forma o Dia da Europa na Região.

Os filmes integram o projeto #EUandMe, da Comissão Europeia, que surgiu da constatação de que a maioria dos jovens, em particular, e o próprio público em geral desconhecem muitas vezes o contributo da União Europeia na sua vida quotidiana.

O projeto pretende levar o público mais jovem a descobrir, de uma forma descontraída e através de filmes de curta duração, como é que a União Europeia os pode ajudar a fazer aquilo de que mais gostam, tomando como ponto de partida o cinema, neste caso um conjunto de sete curtas-metragens, com a duração de 5 a 10 minutos cada.

A 9 de maio, Dia da Europa, será apresentado o filme “The Shape”, do realizador belga Jaco Van Dormael, enquanto no dia seguinte será exibido “A Chave”, um filme da dupla de realizadores franceses Valérie Müller e Angelin Preljocaj.

No dia 11 de maio será a vez do filme “Debut”, do croata Dalibor Matanić, seguindo-se “O Solitário”, do realizador polaco Tomasz Konecki.

A 13 de maio vai ser apresentado o filme “O Hostel com Vida”, do alemão Matthias Hoene, no dia seguinte “Party Animal”, do grego Yorgos Zois, terminando esta iniciativa a 15 de maio com a exibição de “Oona”, um filme da realizadora finlandesa Zaida Bergroth.

Os filmes serão transmitidos antes do Telejornal, numa iniciativa que resulta de uma parceria do Governo Regional dos Açores com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e com a RTP/Açores.

FONTE: GaCS/SN

LOGO: RTP/AÇORES

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.