REGIONAL

Governo dos Açores valoriza dinâmica e impacto social das instituições desportivas

214views

08/03/2020 18:01 em Regional
O Vice-Presidente do Governo inaugurou, em Angra do Heroísmo, a obra de requalificação e beneficiação da sede do Terceira Automóvel Clube (TAC), que contou com um apoio do Executivo no valor de 80 mil euros.

Sérgio Ávila, que falava sábado na cerimónia de inauguração, destacou o “investimento significativo” do Governo dos Açores nesta obra de remodelação, que visa, em primeiro lugar, “constituir também um contributo para homenagear todos aqueles que, ao longo de 45 anos, construíram este clube”.

“Os clubes fazem-se essencialmente de pessoas, mas também se fazem de instalações. A capacidade de visão e de sonho que tiveram ao iniciarem esta obra e ao desenvolverem este clube, independentemente das condições das suas primeiras instalações, é meritória de reconhecimento e de homenagem”, frisou o governante, acrescentando que foram pessoas capazes de “levar sempre em frente a valorização do desporto automóvel e das outras componentes da vida associativa deste clube”.

As intervenções na sede do TAC decorreram em duas fases, a primeira das quais teve arrancou no início de 2019, envolvendo trabalhos nas salas da direção do clube e de reuniões, bem como nos espaços adjacentes, mas também tratamento de infiltrações, humidade e novas pinturas no edifício, tendo ainda sido feitos melhoramentos nos sanitários e no piso.

A segunda fase, que teve início no final do ano passado, incluiu os trabalhos de maior envergadura, com a ampliação do bar e da cozinha, a remodelação de toda a área, incluindo o teto, e a nova ligação da rede elétrica.

O TAC investiu ainda em equipamentos novos de bar e cozinha e mobiliário para a sala de convívio, bem como na recuperação de algumas peças antigas.

“Estamos a homenagear o passado, mas estamos essencialmente a projetar o futuro. É assim que desenvolvemos a nossa comunidade, é assim que vale a pena fazer investimentos como este, olhando para o futuro, remodelando, aperfeiçoando e criando melhores instalações, que também ficam ao serviço de todos os que darão continuidade a esta obra”, sublinhou o Vice-Presidente.

Na ocasião foi também inaugurada a sala Luiz Louro, numa homenagem, a título póstumo, a um dos sócios mais antigos do clube, empresário e pai do piloto Gustavo Louro, seis vezes campeão dos Açores de Ralis, pela sua dedicação ao automobilismo açoriano, em geral, e terceirense, em particular.

“A inauguração desta sala Luiz Louro é também uma homenagem a uma pessoa a quem muito devemos, não só em termos de desporto automóvel, mas em termos de comunidade, de ilha e de Região”, destacou Sérgio Ávila.

Na sua intervenção, o governante enalteceu ainda o empenho do TAC “enquanto clube, pessoas, instituição e, essencialmente, enquanto espírito de luta, perseverança e sonho”, num trabalho que é de todos e para todos.

“Foi a capacidade de sonhar que nos fez chegar e estar aqui e será também a capacidade de sonhar que nos trará um futuro cada vez melhor”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.

GaCS/SB

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.