REGIONAL

Governo dos Açores continua a investir na manutenção e requalificação das zonas de lazer

135views

O Governo dos Açores continua a investir na manutenção e requalificação das zonas de lazer e merendários do arquipélago, bem como na criação de novos pontos de interesse nas áreas adjacentes à rede viária regional.

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas inaugurou hoje, no âmbito da visita do Governo a Santa Maria, a reabilitação de mais um destes espaços, a zona de lazer/merendário da Maia.

A obra consistiu na execução de um muro de proteção em pedra seca à volta da zona de lazer, a reabilitação do pavimento e a instalação de novas mesas com guarda-sóis, churrasqueiras e lavatório.

Ana Cunha salientou que “os merendários têm tido ao longo dos anos uma maior procura e este não é exceção”.

“Dado que confronta com a orla marítima, originou-se um maior desgaste e a necessidade desta intervenção”, que permitiu também “melhorar as acessibilidades, de modo a que pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso a estes locais, melhorando o conforto de quem os utiliza”, frisou.

Neste investimento de 33 mil euros, “à semelhança de outros investimentos do género, o projeto e a sua execução foram realizados por administração direta pela Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, dando bem nota do esforço e dedicação dos trabalhadores desta Secretaria Regional na rentabilização de recursos e no contributo pessoal para a melhoria das condições dos equipamentos das ilhas onde os nossos colaboradores residem”, disse Ana Cunha.

“Com mais este investimento, o Governo dos Açores dá continuidade à reabilitação dos espaços públicos, melhorando a sua qualidade, promovendo o reforço das acessibilidades e dignificando os equipamentos de utilização pública”, acrescentou.

Também hoje, Ana Cunha visitou as obras em curso na zona do Açucareiro, perto do Aeroporto de Santa Maria, onde será criada uma rotunda, com vista a reordenar o trânsito numa área onde se intercetam quatro estradas.

A obra, que deverá estar concluída até ao final de maio, representa um investimento de cerca de 75 mil euros e vai melhorar a segurança da circulação rodoviária no local, enquanto se mantém o marco histórico do Açucareiro, que está também a ser reabilitado.

Nesta legislatura, o Governo dos Açores investiu cerca de 342 mil euros na requalificação da rede viária de Santa Maria, nomeadamente na pintura termoplástica a quente em vários troços de estradas regionais, a reabilitação do centro da freguesia de Santo Espírito ou a construção de passeios e muro do Brejo e a reabilitação da ponte da Praia Formosa.

Em curso, estão investimentos que rondam os 110 mil euros, como a requalificação da rotunda na zona do Açucareiro e a aquisição e colocação e sinalização na rede viária regional, prevendo-se iniciar em breve outros investimentos, num montante de cerca de 91 mil euros, com destaque para o reordenamento de trânsito da entrada em Vila do Porto, com a criação de uma faixa de rodagem suplementar que evite congestionamentos na hora de entrada e saída de alunos na Escola Básica, a execução de passagem hidráulica na zona do Salto, danificada após chuvadas intensas, ou a execução de um muro de suporte na zona da escola do 1.º Ciclo de Santo Espírito.

GaCS/HB

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.