REGIONAL

Governo dos Açores atribui aos pescadores açorianos equipamento de proteção individual contra a COVID-19

116views

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, na Horta, que todos os pescadores açorianos receberam equipamento de proteção individual contra a COVID-19, através de um investimento da Lotaçor, no valor de 145 mil euros.

Em causa esteve uma candidatura da Lotaçor ao novo regime de apoio disponibilizado pelo Governo dos Açores, no âmbito do Programa Operacional MAR 2020, para a aquisição de equipamentos e materiais para proteção e segurança dos operadores do setor em portos, lotas, postos de recolha e locais de desembarque da Região.

Gui Menezes, que falava à margem de uma visita à Lota da Horta, revelou que “foram adquiridos mais de 13 mil equipamentos de proteção individual”, nomeadamente uma viseira e quatro máscaras reutilizáveis por operador, no seguimento das recomendações da Autoridade de Saúde devido à pandemia de COVID-19.

Estes equipamentos de proteção individual contra o novo coronavírus foram entregues a todas as associações da pesca dos Açores, abrangendo, no total, mais de 2.100 armadores e pescadores e cerca de 480 compradores de pescado.

O investimento englobou também o reforço de material de proteção e de desinfeção para todas as lotas, entrepostos de frio e postos de recolha de pescado existentes no arquipélago, nomeadamente máscaras cirúrgicas e reutilizáveis, viseiras, luvas e fatos de proteção, álcool e gel desinfetante de mãos.

Durante a visita à lota, o Secretário Regional do Mar tomou conhecimento também dos procedimentos de segurança adotados pelas lotas no seguimento das recomendações da Autoridade de Saúde devido à pandemia de COVID-19.

FONTE: GaCS/GM

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.