REGIONAL

“GLOBAL PRIDE” brilhará ‘Foco Histórico No Mundo Inteiro’ na diversidade global da comunidade LGBTI+

113views

O Global Pride, o evento de Orgulho virtual de 24 horas que acontecerá neste fim de semana, iluminará os membros da comunidade LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bisexuais, trans, Intergénero e aliados) de todos os continentes. Os organizadores dizem que tem o potencial de ser o maior evento LGBTI+ de todos os tempos.

Mais de 500 entidades comunitárias Pride e LGBTI+ de 91 países contribuíram com mais de 1.500 filmes para o projeto Global Pride, lançado em 1º de abril com menos de três meses para planear, organizar e realizar o evento.

Os organizadores já anunciaram vários políticos mundiais, incluindo o ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden, o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau e o presidente austríaco Alexander van der Bellen. A transmissão inclui muitos mais líderes políticos, incluindo o único parlamentar transgênero na Europa Vladimir Luxuria, o prefeito de Nova York Bill de Blasio e o legislador argentino Vilma Ibarra. O evento também ampliará as vozes negras, em reconhecimento à resposta internacional às mortes de George Floyd, Tony McCabe e outros que provocaram uma conversa histórica por justiça racial, trabalhando com os fundadores do movimento Black Lives Matter.

Celebridades e artistas do cinema, televisão, música, teatro, belas artes e literatura dos quatro cantos do mundo apresentam-se no programa de 24 horas, que a Associação LGBT Pride Azores também se junta a transmitir em direto através da página do facebook: PrideAzores. Tudo acontece sábado, 27 de junho, uma data histórica para esta comunidade.

FONTE: PA

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.