
Nos últimos anos, a artista Andreia Sousa tem sido uma das mais visíveis colaboradoras da MiratecArts.
“Pode ser pelos seus trabalhos serem de grande porte, pode ser porque a jovem tem uma personalidade ainda maior e mais vibrante que as suas pinturas, ou pela simples razão que é uma das artistas açorianas que mais propostas fez à MiratecArts em 3 anos” explica Terry Costa, o diretor artístico da associação MiratecArts e fundador do Azores Fringe, o festival que está a acontecer, online, até 28 de junho.
Andreia Sousa já se apresentou na semana passada no festival de artes. “Inauguro oficialmente o estúdio, embora de forma virtual, e não poderia estar mais grata por tudo o que vivi, pelas oportunidades de criação e pelas pessoas incríveis que tenho conhecido pelo caminho das artes.” Foi assim que Andreia Sousa se expressou na apresentação, em vídeo, do seu novo estúdio de arte, localizado em Vila Franca do Campo, ilha São Miguel. No final da apresentação, a micaelense avisou que ia voltar em breve com novo projeto.
Na sexta-feira, 19 de junho, pelas 18h Açores, na página do facebook da associação MiratecArts e do #azoresfringefestival, a artista apresenta “Fénix”, a sua nova pintura para a coleção da MiratecArts. A obra é uma homenagem à capacidade de transformação e renascimento das mulheres ao longo da história. Este é o quarto projeto de Andreia Sousa em parceria com MiratecArts, depois de construir 3 peças únicas e distintas na ilha do Pico: Com(cordas), uma tela de 8m2, que se encontra em exposição permanente na Biblioteca Municipal da Madalena, um mural na paragem de autocarro na freguesia da Candelária e pintou um barco de pesca que agora serve de palco na MiratecArts Galeria Costa. A artista avança que “não fica por aqui, porque o festival Cordas vem aí e um novo projeto já está a ser moldado para apresentação na ilha montanha.”
MiratecArts criou uma plataforma online www.discoverazores.eu para artistas açorianos construírem as suas páginas promocionais, e ficarem na rede da associação, que incentiva sinergias interilhas e propostas para desenvolvimento. Cerca de 700 talentos artísticos das 9 ilhas dos Açores já fazem parte da rede e mais de uma centena participam na oitava edição do Azores Fringe Festival online. www.azoresfringe.com
FONTE: MIRATECARTS