REGIONAL

FAIAL – Município e EBI/HORTA promovem ‘O Mar Começa Aqui’

483views

A Câmara Municipal da Horta promoveu, em parceria com a Escola Básica e Integrada António José D’Ávila, a ação “O mar começa aqui”, inserida no projeto Eco-Escolas.

Esta atividade consistiu na pintura da sarjeta junto à instituição e área envolvente, com o apoio e supervisão do município, para sensibilizar a comunidade em geral e escolar para o fato de os resíduos abandonados na via pública, poderem ter como destino o mar através das sargetas.
A campanha “O mar começa aqui” visa educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular.

As tintas utilizadas na realização da pintura, são propostas pela ABAE, sendo tintas mais sustentáveis, com classificação A+ e que têm em conta o público-alvo que irá realizar as pinturas.
“Este é um projeto que tem vindo a ganhar expansão, e isso deixa-nos imensamente satisfeitos porque é sinal de que todas as políticas desenvolvidas na área do ambiente e da educação ambiental estão a ser bem acolhidas pela população e pela comunidade escolar”, afirmou Luís Botelho, vice-presidente da Câmara Municipal da Horta, na ocasião.

Este projeto tem como objetivo compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; educar para uma cidadania ativa motivando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica e implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

Esta iniciativa contou com a colaboração da Polícia de Segurança Pública e da equipa Escola Segura.

Recorde-se que já neste ano letivo foram pintadas sargetas pelos alunos do Castelinho e da Escola Secundária Manuel de Arriaga, estando ainda prevista a sua execução na escola básica de Pedro Miguel.

CMH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.