REGIONAL

Esclarecimento da Secretaria Regional da Saúde sobre notícia veiculada pela Antena1/Açores

85views

A Secretaria Regional da Saúde, na sequência da notícia veiculada pela Antena 1/Açores no noticiário das 08h30 de hoje, entende ser útil esclarecer o seguinte:

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores contratou, no mês de abril, dois serviços de transporte aéreo de equipamento de proteção individual e material clínico da China para a Região, no âmbito da fase inicial de combate à pandemia de COVID-19.

Estas duas operações envolveram aeronaves distintas, em termos de funcionalidades e de capacidade de transporte de carga, nomeadamente:

– Azores Airlines – avião de transporte de passageiros (A321Neo) com capacidade de transporte de 14 toneladas de material.

– ACS Espanha – avião específico para o transporte de carga (A330-200F) com capacidade de transporte de 50 toneladas de material.
A capacidade de carga contratada à empresa ACS Espanha foi, assim, 257 por cento superior à capacidade contratada à Azores Airlines.

Não é, pois, possível ajuizar sobre a diferença preço, sem referir a diferente capacidade de cada uma das aeronaves contratadas.

A notícia da Antena 1/Açores omite esse facto.

Acresce que estes serviços de transporte aéreo foram adquiridos numa altura crítica de combate à pandemia a nível mundial, registando-se uma grande pressão no mercado internacional ao nível da aquisição e disponibilização de equipamentos de proteção individual.

Face a este facto, o Governo dos Açores optou por uma solução eficiente e rápida de transporte de material, que permitiu à Região Autónoma dos Açores dispor, atempadamente, dos meios e dos equipamentos necessários para salvaguardar a saúde pública na Região.

GaCS/SRS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.