REGIONAL

ERSARA apoia em mais de 133 mil euros as entidades gestoras para promover o uso sustentável da água

197views

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo anunciou que a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) já apoiou em mais de 133 mil euros as entidades gestoras para promover o uso sustentável da água para consumo humano, através da aferição do balanço hídrico, por via de programas que permitem corrigir disfunções dos sistemas de águas, reforçar o desempenho das entidades reguladas e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Neste contexto, foram criados dois programas de apoio que visam contribuir para dotar os sistemas de abastecimento de água para consumo humano nos Açores de equipamentos necessários para aferir, com maior precisão, o balanço hídrico, nomeadamente no que se refere ao cálculo dos volumes de água aduzidos, efetivamente consumidos e perdas, incentivando desta forma um uso mais sustentável deste recurso.

Os apoios financeiros, sob a forma de subvenção a fundo perdido, permitiram, numa primeira fase, de 2017 a 2019, apoiar a aquisição de medidores de caudal, colocados à saída dos reservatórios, tendo sido apoiadas 10 entidades, num valor de 98 mil euros.

Desde 2019 e até ao final de 2021, a ERSARA disponibiliza um valor global anual de 100 mil euros para apoiar a aquisição de contadores de água potável, particularmente de equipamentos com leitura remota (telemetria), estando previstas majorações para as entidades que ainda não procedam à medição da água consumida.

No primeiro ano de vigência do programa de apoio à aquisição de contadores de água potável foram apoiadas sete entidades num valor de 35 mil euros.

GaCS/SREAT

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.