REGIONAL

Época balnear abre a 15 de Junho com condicionalismos

90views

A época balnear no concelho de São Roque do Pico abre oficialmente no próximo dia 15 com livre acesso aos diferentes espaços existentes nas cinco freguesias.

Devido à pandemia da COVID-19 a presença nas zonas balneares será, no entanto, condicionada às regras definidas pela Autoridade Regional de Saúde ao nível da desinfeção das mãos, etiqueta respiratória e ao distanciamento social.

Neste momento a lotação das zonas balneares ainda não está definida pelas autoridades competentes, podendo a mesma sofrer variações mais restritivas de acordo com a evolução da pandemia e em função das condições de segurança e assistência.

“Estamos a atravessar uma época de enorme incerteza, que exige cuidados e medidas excecionais para garantir que a utilização das zonas balneares não seja uma forma de contaminação”, afirma o Vereador da Câmara Municipal de São Roque do Pico com o Pelouro do Ambiente.

Gui Goulart revela “confiança” na responsabilidade cívica de cada um e, apesar de considerar que a época balnear será “desafiante”, acredita que “tudo irá correr bem desde que se respeitem as regras definidas para preservar a saúde pública”.

Neste cenário de prevenção para assegurar as condições de higiene e segurança as piscinas artificiais da Furna, em Santo António, não vão abrir ao público.

Nas duas estruturas a circulação de água não é constante, não estando garantida a segurança necessária para as manter a funcionar. Ou seja, na Furna os banhistas só poderão utilizar a zona de mar, explica o Vereador Municipal: “O conjunto de regras especiais definidas para a próxima época balnear vai implicar o encerramento das piscinas artificiais da Furna, embora o acesso ao mar permaneça disponível, bem como as instalações sanitárias de apoio à zona balnear. A água das piscinas artificiais não tem fluxo constante e por isso as entidades competentes entendem que não estão reunidas condições de segurança para permitir a abertura dos dois espaços”.

FONTE:GC/CMSRP

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.