NACIONAIS

Embarcação salva-vidas totalmente construída na Arsenal do Alfeite entregue à Marinha

PROJETO SALVA VIDAS - UAM 604 EVENTO PROTOCOLAR
502views

A Arsenal do Alfeite, S.A. entregou à Marinha esta quinta-feira, 16 de dezembro, uma embarcação salva-vidas, totalmente construída naquele estaleiro, com vista ao reforço do dispositivo do salvamento em Portugal.

​O ato protocolar ocorreu em cerimónia realizada nas instalações da Arsenal do Alfeite, S.A., e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante António Mendes Calado, com o Presidente do Conselho de Administração da Arsenal do Alfeite S.A., Dr. José Luís Serra, o Presidente do Conselho de Administração da IdD Portugal Defence, Dr. Mário Capitão Ferreira, entre outras entidades.

A construção desta embarcação, de 15 metros de comprimento e 4,30 metros de boca, envolveu recursos da indústria nacional, assim como todo o projeto foi desenvolvido pela engenharia do estaleiro.

Das principais características inerentes a este projeto, destacam-se que a embarcação é autoendireitante, opera com uma autonomia mínima de 150 milhas náuticas, a uma velocidade máxima contínua de 28 nós e à velocidade de cruzeiro de 15 nós e tem capacidade para albergar 12 pessoas para além da guarnição.

Esta embarcação salva-vidas, será agora submetida a uma série de testes, a uma fase de treino, sendo posteriormente cedida em reforço dos meios da Direção-Geral da Autoridade Marítima, no âmbito da sua missão de salvamento, vigilância e reconhecimento em condições de mar tempestuoso e em zonas de rebentação.

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.