REGIONAL

“É mais caro ter uma criança na creche do que um jovem na universidade. Não pode ser!” (c/áudio)

133views

O Bloco de Esquerda defende que a frequência de creche deve ser gratuita e que é necessário aumentar a oferta de creche para garantir cobertura total em todas as ilhas para dar resposta à procura. “É mais caro ter uma criança na creche do que ter um jovem na universidade. Não pode ser!”, assinalou hoje António Lima, numa visita à creche da Associação Bem Estar Infantil de Santa Clara.

O candidato do Bloco de Esquerda diz que atualmente “há uma limitação” na frequência de creches por parte de muitas crianças devido à falta de vagas e pelos elevados custos para as famílias.

Permitir a frequência de creche para todas as crianças é fundamental, não só para o desenvolvimento social e pedagógico das crianças, mas também para que as mães e os pais possam trabalhar e garantir rendimentos para a família.

António Lima defende ainda que é necessário valorizar os trabalhadores das IPSS e misericórdias que, muitas vezes, têm condições salariais muito abaixo dos seus colegas que fazem exatamente o mesmo trabalho na função pública.

Para isso é necessário alterar o modelo de cooperação entre as IPSS e a Região. Não só para garantir melhores salários para os trabalhadores, mas também para garantir a sustentabilidade financeira das instituições e a capacidade para gerirem os seus equipamentos.

A Associação Bem Estar Infantil de Santa Clara é um exemplo disso, porque tem visto as transferências da Segurança Social reduzirem todos os anos, provocando grandes dificuldades financeiras.

“Há uma necessidade urgente de investir na criação de melhores condições e na manutenção do edifício, que é património da Região, e que se está a degradar sem que o governo tenha a devida atenção”, disse António Lima, que considerou “inaceitável” que o governo não dê melhores condições às crianças que frequentam esta creche e jardim de infância, em Santa Clara, que “têm o mesmo direito a ter as condições que têm todas as outras”.

“Temos tido investimento em creches em toda a Região, com boas condições, e não se percebe como é que ao mesmo tempo o Governo Regional deixa o edifício desta creche chegar a este ponto de degradação”, concluiu o candidato do BE.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.