REGIONAL

Duarte Freitas reitera parceria entre Governo Regional e Universidade dos Açores para a qualificação dos Açorianos

| Fotos: JF |
169views

O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores tem previstos 9,8 milhões de euros para investir na formação pós-secundária, considerando a Universidade dos Açores um “parceiro imprescindível e privilegiado” no desenvolvimento da estratégia definida para a qualificação dos Açorianos.

Duarte Freitas falava à margem de uma reunião com o Reitor da Academia Açoriana, onde esteve acompanhado pelo Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego.

De acordo com o governante, “no âmbito o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foram definidas verbas para a qualificação pós-secundária, com o objetivo de abranger 350 jovens por ano, num investimento de cerca de 9,8 milhões de euros até 2026 de um total de 29 milhões alocados à formação e qualificação profissional”.

Considerando a aposta do Governo dos Açores na qualificação profissional, continuou o Secretário Regional, “o aproveitamento destas verbas tem de ser tido em conta tendo em vista a formação pós-secundária e universitária que promova a qualificação e requalificação de ativos e inativos”.

Com mais este incentivo, acrescentou Duarte Freitas, é combatido o desemprego jovem e o abandono escolar precoce.

“Temos de trabalhar em conjunto com os nossos parceiros”, prosseguiu o Secretário Regional.

E concretizou: “É fundamental utilizar os fundos que temos disponíveis para prepararmos um relançamento económico que resulte na criação de emprego de qualidade e no rejuvenescimento do tecido produtivo, de forma que, principalmente, o desemprego jovem seja efetivamente atenuado de forma estrutural”.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.