REGIONAL

Duarte Freitas defende aumento das qualificações dos açorianos para facilitar a empregabilidade

| Fotos: JF |
30views

O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego realçou hoje, em Ponta Delgada, a importância da qualificação profissional dos Açorianos para a empregabilidade, referindo que o Governo dos Açores está “fortemente comprometido” com o aumento das qualificações, visando assegurar uma estratégia política “forte e equilibrada” do mercado de trabalho.

“A qualificação dos Açorianos será feita a partir da melhoria dos níveis de educação da população, mas também da formação dirigida para a empregabilidade e melhoria da competitividade da economia dos Açores”, salientou Duarte Freitas, acrescentando que “o aumento das qualificações dos açorianos é um forte contributo para a empregabilidade”.

À margem de uma reunião com dirigentes da AICOPA – Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores, o governante defendeu também a dignificação do trabalho dos profissionais da construção civil, considerando o estatuto social e histórico das profissões ligadas a este setor, que emprega muitos trabalhadores na Região.

“Para o XIII Governo, é fundamental investir na formação especializada dos trabalhadores que querem iniciar-se no setor da construção civil, como na formação dos que pretendem atualizar conhecimentos”, afirmou o titular da pasta da Qualificação Profissional.

Duarte Freitas manifestou ainda total disponibilidade e abertura para cooperar e desenvolver parcerias que resultem em soluções inovadoras, também noutros setores de atividade e de acordo com as necessidades do mercado açoriano.

“Face ao contexto socioeconómico, verificamos que a construção civil tem demonstrado muita resistência relativamente a outros setores mais fragilizados pela crise pandémica”, destacou.

O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego acredita que, com a evolução muito positiva do processo de vacinação nos Açores e no mundo, haverá “novos desafios, novos investimentos, bem como novas perspetivas de emprego”.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.