REGIONAL

Dia da Viola da Terra é marcado pelo segundo ano de eventos

147views

A viola é o mais importante instrumento da expressão musical ligada à cultura popular açoriana. Dia 2 de outubro é o “Dia da Viola da Terra”.

Em 2018, um grupo de cidadãos, oriundos e representantes de entidades de várias ilhas, encontravam-se no Festival Cordas e decidiram criar o “Dia da Viola da Terra”. Através dos deputados da ilha do Pico fizeram o pedido ao parlamento regional para declararem 2 de outubro como o Dia da Viola da Terra nos Açores e nas comunidades açorianas. Infelizmente, até hoje, ainda não houve resposta oficial. Mas, a cidadania avançou e comemorou em 2019, com eventos em várias ilhas, marcando, desta feita, a primeira celebração do Dia da Viola da Terra. Este ano, seguindo as medidas de saúde pública, pretende-se marcar este dia com celebração pelo segundo ano consecutivo, seja através de eventos online e ainda alguns eventos presenciais como o concerto do Trio Origens no Teatro Micaelense, que encerra as comemorações a 6 de outubro.

“Todas as entidades são bem vindas para celebrar a nossa Viola da Terra” indica Terry Costa da MiratecArts, uma das entidades promotoras do Dia da Viola da Terra, vincando que as atividades não necessitam ser mesmo no dia 2 de outubro, que foi escolhido “porque o dia da música não é só um e os dois corações devem correr todas as ilhas e terras das comunidades açorianas um dia do ano em seu nome.”

Rafael Carvalho, professor e músico, e um dos maiores dinamizadores da Viola da Terra nos Açores, lidera a Associação de Juventude Violas da Terra, entre outros projetos, acrescenta que neste dia “pretende-se valorizar a nossa viola e ter um olhar atento para a Viola da Terra e para os seus tocadores.” A partir de São Miguel, o programa ocorre de 1 a 6 de outubro, enquanto que a partir da Terceira, Bruno Bettencourt e Sons do Terreiro Associação Cultural lideram programação de 2 a 4 de outubro.

A MiratecArts dedica-se a partilhar trabalhos destas duas entidades, assim como também da Associação de Músicos da Ilha Branca, do Grupo de Tocadores de Viola da Terra de São Jorge, dos Tocadores de Viola da Terra no Pico e ainda alguns programas do Festival Cordas, que vão ser partilhados online através da página do facebook da MiratecArts e da www.diadavioladaterra.com onde toda a programação das várias entidades será partilhada com o mundo.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.