NACIONAIS

DESPORTO – Alexsander Ramos Esteves foi distinguido com o Prémio Cartão Branco, referente à época desportiva de 2019/20. Os Prémios do Cartão Branco têm como objectivo reconhecer a importância do uso do Cartão Branco na prática desportiva.

30views

Alexsander Ramos Esteves, Árbitro Estagiário, Nível I, associado da ANAVOL – Associação Nacional de Árbitros de Voleibol, e árbitro da Associação de Voleibol de Trás-os-Montes (AVTM), foi distinguido com o Prémio Cartão Branco, referente à época desportiva de 2019/20.

Este prémio é atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto, e pela Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal.

Diogo Geraldes, Presidente da ANAVOL, que candidatou o árbitro Alexsander Ramos Esteves, considera que “a distinção ora atribuída prestigia o Voleibol, mas sobretudo o Desporto, através da promoção de boas práticas nos jogos de Voleibol. A importância da valorização dos territórios com menos densidade populacional e desportiva é para nós um factor decisivo na promoção da arbitragem e desenvolvimento dos valores da ética e do fair play na promoção da coesão territorial”.

Os Prémios do Cartão Branco têm como objectivo reconhecer a importância do uso do Cartão Branco na prática desportiva e são atribuídos anualmente em três categorias: Prémio Cartão Branco – Entidades, Prémio Cartão Branco – Árbitros e Prémio Revelação do Cartão Branco.

O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal implementado, desde 2015, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, IP, no âmbito da intervenção e prossecução dos objectivos do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, que visa promover valores na prática desportiva, através do reconhecimento de comportamentos eticamente relevantes junto dos atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.

FPV/JC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.