REGIONAL

Deputados do PS/A na República congratulam-se com a duplicação do montante dos Fundos Comunitários

207views

Os deputados do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República congratularam-se, esta sexta-feira, com a “quase duplicação” do montante de Fundos Comunitários disponíveis para a Região para os próximos sete anos.

Para Isabel Almeida Rodrigues, Lara Martinho e João Castro, que sublinhavam a importância crucial que os fundos europeus têm tido ao longo dos anos para o desenvolvimento dos Açores, “esta é uma excelente notícia”.

“No próximo Quadro Global de Financiamento Comunitário – 2021-2027 – a Região irá dispor de, pelo menos, 3.257 milhões de euros, montante resultante da boa articulação entre o Governo da República e o Governo Regional, garantindo assim as transferências adequadas e justas para a Região”, afirmaram os deputados, acrescentando ainda que o Governo da República, considerando o contexto europeu, “percebeu o desafio e as necessidades colocadas pelo Governo Regional, encontrando uma resposta à altura e, quando assim acontece, os representantes na Assembleia da República não podem deixar de registar a situação”.

Para os parlamentares socialistas “os fundos comunitários têm desempenhado e devem continuar a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da Região e no processo de convergência, devendo ser sublinhada a relevância que revestem na sua função de mitigação dos fatores dos quais decorre a nossa ultraperiferia, o quais, dada a sua natureza, não podem ser alterados”.

“Estes fundos vão permitir à Região uma implementação plena da Agenda para o Relançamento Económico e Social da Região a qual acresce, à resposta imediata à crise gerada pela pandemia, os pilares e a arquitetura de uma transformação que levará os Açores e os Açorianos à consolidação do progresso e da justiça social ao longo da próxima década. As altas taxas de execução de fundos pela Região inspiram elevada confiança no processo de execução dos fundos e da Agenda”, acrescentaram os deputados do PS/Açores à Assembleia da República.

PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.