REGIONAL

COVID-19: Novos 33 casos positivos nos Açores e 24 recuperações.

174views

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 33 novos casos positivos de covid-19, todos em São Miguel, resultantes de 1.909 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região. Todos os casos são referentes a transmissão comunitária.

Há 20 novos casos no concelho da Ribeira Grande (18 em Rabo de Peixe, um na Ribeirinha e um na Conceição). No concelho de Ponta Delgada há cinco casos (dois em São Vicente Ferreira, um em Santo António, um nas Capelas e um em Rosto do Cão (Livramento). No concelho de Vila Franca do Campo há quatro novos casos (três em Ponta Garça e um na Ribeira Seca). No concelho da Lagoa há dois novos casos, ambos em Santa Cruz. No concelho de Nordeste, foi diagnosticado um novo caso na Salga e no concelho de Povoação existe um novo caso nas Furnas.

Também nas últimas 24 horas registou-se um total de 24 recuperações. Por outro lado, foi registado um óbito de uma mulher, com 85 anos de idade, que se encontrava internada no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

No decurso da investigação epidemiológica, constatou-se que este caso fora inicialmente alocado na freguesia dos Arrifes, concelho de Ponta Delgada. No entanto, verificou-se que se encontrava a residir na freguesia de S. Sebastião do mesmo concelho, pelo que foi agora alterado este dado.

À data de hoje estão internados seis doentes nos hospitais regionais, sendo cinco no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (um em UCI) e um no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.

O arquipélago conta presentemente com 264 casos positivos ativos, sendo 257 em São Miguel, três na Terceira, dois no Pico, um no Faial e um em São Jorge. Há uma cadeia de transmissão ativa na Terceira e extinguiram-se 202 até ao presente. Em vigilância ativa estão 1.056 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.404 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 4.978 pessoas. Faleceram 33, saíram do arquipélago 79 e 50 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se no arquipélago 491.690 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 20 de maio, foram administradas nos Açores 106.631 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 68.352 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 38.278 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.