REGIONAL

COVID-19: CDS/Açores apresenta soluções para reforço do Sistema Regional de Saúde

147views

Em sessão plenária da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, Artur Lima, afirmou nesta terça-feira que “no quadro do processo de desconfinamento fixado pelo Governo Regional para uma saída segura da pandemia da COVID-19, o CDS disse mais uma vez presente e apresentou soluções para um levantamento gradual das medidas implementadas no contexto da pandemia a nível regional, afirmando um único propósito: preparar a Região, proteger a saúde e garantir a confiança dos Açorianos no processo”.

Nas palavras de Artur Lima, o CDS considerou “fundamental calcular a capacidade instalada a nível hospitalar em internamento e em cuidados intensivos para situações epidemiológicas, permitindo assim sistematizar os diferentes níveis de resposta e possibilitar que estejamos mais e melhor preparados para corresponder a novos e exponenciais episódios da pandemia”, bem como considerou “indispensável o reforço de especialistas de saúde pública no nosso Sistema Regional de Saúde e a constituição de um grupo de trabalho epidemiológico permanente, por forma a garantir o acompanhamento dos progressos científicos verificados e desenvolver as adequadas respostas epidemiológicas a nível regional”.

“O CDS continua, como sempre o fez em todas as fases do processo epidemiológico, e na esteira do que continua a ser afirmado pela OMS, a defender a capacidade de testar em massa como ferramenta indispensável para o levantamento das restrições implementadas e combater os riscos futuros da propagação da epidemia”, reiterou o Presidente do CDS/Açores. Artur Lima anunciou ainda que o Grupo Parlamentar trará a discussão, neste plenário, o reforço da formação em medicina de emergência e suporte avançado de vida dos profissionais de saúde, julgando “prioritária a existência de procedimentos transversais no âmbito da proteção individual e comunitária, assim como a formação de todos os prestadores de cuidados de saúde nos diferentes níveis do sistema”.

Para o CDS, “é preciso reerguer os nossos setores económicos. Precisamos de devolver a normalidade possível ao quotidiano da vida das nossas ilhas. Precisamos de responder aos mais pobres e mais vulneráveis que os efeitos económicos da pandemia fez certamente crescer e expor ainda mais”.

Artur Lima concluiu a sua declaração política manifestando que “Temos que procurar as respostas as necessárias para revitalizar a economia e devolver a normalidade possível no quotidiano das nossas ilhas e da nossa Região. No CDS estamos, como sempre estivemos, preparados para responder.”

FONTE: CDS/C

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.