REGIONAL

Clélio Meneses reuniu com representantes da Ordem e dos Sindicatos dos Enfermeiros nos Açores

165views

Os representantes dos enfermeiros açorianos estão de acordo com as propostas do Governo regional, para a constituição de dois grupos de trabalho, tendo em vista a regularização remuneratória dos profissionais de saúde e a criação da figura do enfermeiro de família.

Ambas as propostas foram apresentadas numa reunião que juntou esta tarde de sexta-feira, em Angra do Heroísmo, o Secretário Regional da Saúde e Desporto e representantes da Ordem e dos dois Sindicatos de enfermeiros na Região. No caso da regularização remuneratória, o grupo de trabalho a criar, terá um mês para decidir e planear sobre a forma como serão regularizadas as remunerações dos profissionais de saúde, cujo leque se estende também a outros profissionais, como os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, farmacêuticos, assistentes técnicos e assistentes operacionais, que vão igualmente ser chamados a uma reunião com Clélio Meneses.

O consenso foi também alcançado, quanto à figura do médico de família, a implementar nos próximos tempos. Neste caso ficou decidida a criação de um grupo de trabalho específico que terá 90 dias para concretizar a figura do futuro enfermeiro de família.

No final da reunião, o Secretário Regional da Saúde e Desporto relevou a consenso sobre as soluções debatidas, passo importante para dignificar a atividade dos profissionais de saúde. “Os profissionais estão cansados de palavras, palavras de ânimo, de reconhecimento, mas é preciso que isso tenha uma repercussão direta nas suas vidas, e nomeadamente em termos remuneratórios” – disse Clélio Meneses aos jornalistas presentes no local.

O titular da pasta da Saúde referiu ainda que o governo não pretende impor o que quer que seja aos enfermeiros “pelo contrário, estamos a envolvê-los” – justificou Clélio Meneses, reiterando o empenho do Executivo em cumprir com as regularizações “que neste caso têm mais de 10 anos” – concluiu.

VA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.