
No próximo dia 25 de setembro de 2020, a partir das 09h30, decorrerá na Escola Naval, localizada na Base Naval do Alfeite em Almada, a Cerimónia de Juramento de Bandeira e de Entrega de Espadas aos aspirantes a oficiais do 5.º ano dos cursos tradicionais de mestrado integrado. Esta cerimónia marca a sua entrada formal na vida militar e nos quadros permanentes da Marinha Portuguesa.
A cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e estará presente o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado.
Serão 54 os aspirantes a oficiais do “Curso João Baptista Lavanha”, que irão jurar bandeira e receber a sua espada. Nesta cerimónia concluem também a sua formação, sete militares de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): sendo um de Cabo Verde, um de São Tomé e Príncipe, um de Moçambique, e quatro de Angola.
A cerimónia decorrerá ao ar livre, na parada da Escola Naval. Devido às restrições impostas pela pandemia causada pela COVID-19, nomeadamente relativas à concentração de pessoas, a cerimónia terá um formato reservado onde serão mantidos os devidos distanciamentos sociais e onde todos deverão fazer uso de máscara.
Para que os familiares e amigos destes aspirantes possam acompanhar este evento solene, a cerimónia será transmitida integralmente em streaming no canal YouTube da Marinha a partir das 09h40 em:
https://www.youtube.com/watch?v=kuXCGHGdvT4
MARINHA/RÁDIOILHÉU