REGIONAL

Centenário do Partido Comunista Português na Região Autónoma dos Açores (1921-2021)

177views

A 6 de Março de 1921, foi fundado o Partido Comunista Português. Em 2021 o PCP faz 100 anos, um século de de luta heroica ao serviço do povo e da pátria, pela democracia e o socialismo.

Foram 100 anos em que não houve nenhuma transformação social, nenhum avanço ou conquista dos trabalhadores e do povo português a que não estivessem direta ou indiretamente associadas a iniciativa, a luta, a ação e a intervenção do PCP. Foram 100 anos de vida e de luta de um Partido que, orgulhoso da sua história, aprendendo tanto com a sua própria experiência como com a do movimento comunista e revolucionário internacional, assume com determinação e confiança as exigências da atualidade e do futuro.

O PCP/Açores tem seguido estas práticas na Região, e hoje lutamos por um novo poder regional, considerando que esta alteração será útil e necessária. Existimos para conseguir introduzir no contexto político-social em que nos movemos alterações sérias e duradouras na correlação das forças em presença. Tal implica, porém, um esforço concertado para modificar os já aludidos pressupostos que têm sustentado o poder regional atual.

Lutamos para desenvolver, em profundidade, uma luta transformadora que leve à introdução de uma verdadeira e positiva mudança na vida regional, assumindo sem reservas um projeto para o futuro dos Açores. Um projeto capaz de mobilizar vontades, capaz de contribuir para a consciencialização dos cidadãos, capaz de mobilizar a força dos que vivem do seu trabalho, mostrando que, com as nossas realidades e com o justo aproveitamento e potenciação dos nossos recursos, poderemos construir uns Açores mais desenvolvidos do que hoje, num quadro de Autonomia, Liberdade, Progresso e Justiça Social.

Dando continuidade às melhores tradições de luta e às realizações progressistas e revolucionárias do povo através da sua história, com um exaltante património de intervenção e de luta ao longo destes 100 anos, inteiramente posto ao serviço do povo e da pátria, portador do ideal e do projeto comunistas, o PCP é um Partido necessário, indispensável e insubstituível na luta pela liberdade, a democracia e o socialismo.

CDU/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.