REGIONAL

CDS denunciou o incumprimento de acordo com trabalhadores dos matadouros e Governo recuo

109views

O CDS-PP/Açores apresentou, nesta quinta-feira, um Voto de Protesto pelo incumprimento do compromisso assumido pelo Governo Regional relativamente ao acordo estabelecido para atualização do subsídio de risco dos trabalhadores dos matadouros da Região Autónoma dos Açores.

Conforme denúncia feita publicamente pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas deu conta de que o Governo Regional teria dificuldades em cumprir com o acordo que permitiu colocar fim à greve dos trabalhadores dos matadouros públicos dos Açores no passado mês de fevereiro, através da qual reivindicavam a reposição da carreira específica existente até 2008. Apesar de não ter sido alcançado este objetivo, o acordo determinava que os cerca de 300 trabalhadores recuperariam rendimentos e voltariam a ter uma definição de carreiras de acordo com as funções efetivamente desempenhadas.

Para o CDS-PP Açores, este incumprimento era absolutamente inadmissível e demonstrava um profundo desrespeito pelos trabalhadores e pelo respetivo sindicato. No entendimento do Grupo Parlamentar do CDS, este processo descredibilizou o Governo Regional e a nossa autonomia democrática, estando em causa a confiança que os compromissos assumidos pelo Governo Regional devem transmitir aos Açorianos.
Para o deputado Alonso Miguel, lamentando que o Governo apenas se tenha retratado após o protesto do CDS, “o anúncio hoje efetuado pelo Governo de que vai cumprir o compromisso firmado com os trabalhadores dos matadouros é o reconhecimento das razões invocadas na denúncia apresentada, não se percebendo, por isso, que a maioria socialista não tenha aprovado o voto de protesto, apresentado na Assembleia Regional pelo Grupo Parlamentar do CDS, pelo incumprimento do acordo, quando até o próprio governo socialista admite o grave erro que esta situação representava”.

CDS|GC|MM|RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.