REGIONAL

CDS Açores reafirma medidas de Saúde Pública para o desconfinamento

27views

O CDS Açores avançou com uma série de propostas no âmbito da Saúde Pública para o “Roteiro da Região Autónoma dos Açores – Critérios para uma saída segura da pandemia Covid-19”. Em sessão plenária da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, Artur Lima, reafirmou nesta sexta-feira que “importa, em primeiro lugar, prepararmos e capacitarmos o nosso Sistema Regional de Saúde para futuros cenários de crescimento da epidemia por forma a garantir, tendo por base a experiência já adquirida, a proteção da saúde das nossas populações”.

Artur Lima considerou “imprescindível a constituição de um grupo de trabalho epidemiológico permanente que reúna a proteção civil e entidades de diferentes competências de intervenção na saúde pública ao nível da região – nomeadamente a Direção Regional de Saúde, hospitais, centros de saúde, delegados de saúde e especialistas em saúde pública, virologistas e epidemiologistas”.

O CDS Açores propôs também a definição de escalas de risco epidemiológicas a estabelecer em função da capacidade instalada a nível hospitalar em internamento e em cuidados intensivos, bem como a elaboração das orientações necessárias que devem consubstanciar as medidas a desenvolver.

O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP reiterou ser “necessário que tenhamos a capacidade de testar em massa para responder eficazmente à deteção precoce da contaminação, pois, em consequência, diminuiremos a incerteza da propagação e aumentaremos a confiança das populações no processo de desconfinamento e das medidas desenvolvidas”.

Artur Lima concluiu a sua intervenção afirmando que espera que “as propostas do CDS sejam acrescentadas ao plano do Governo Regional para uma saída segura da pandemia, pois sabemos que se trata de um plano dinâmico e evolutivo, cujos contributos válidos reafirmam a nossa unidade frente a um inimigo comum nesta nova etapa do combate que travamos”.

FONTE: CDS I Comunicação

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.