REGIONAL

Câmara de Ponta Delgada associa-se a projeto do movimento #tech4COVID19 Student Keep

27views

A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de aderir ao Student Keep, um projeto pertencente ao movimento #tech4COVID19 que procura combater o problema da desigualdade no acesso à Educação, agravado pela suspensão das aulas presenciais devido à pandemia Covid-19.
A ação do projeto consiste na angariação de equipamentos informáticos e posterior doação, em articulação com os Agrupamentos Escolares, a alunos sem acesso a computador ou a Internet.
A autarquia associa-se ao projeto, que tem como um dos principais parceiros a Fundação Calouste Gulbenkian, através do recém criado Banco de Equipamentos Informáticos (BEI), uma iniciativa que visa possibilitar aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho o acesso ao material informático necessário à frequência do ensino à distância.
A Câmara Municipal deu o primeiro passo, concretizando um investimento de 40 mil euros na aquisição de 100 computadores que serão concedidos a título de empréstimo aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico identificados pelas diferentes unidades escolares. Os computadores irão integrar o Banco de Equipamentos Informáticos que estará à disposição, numa fase pós-pandemia, a qualquer cidadão, junta de freguesia ou IPSS.
Qualquer pessoa ou empresa pode ceder ou doar equipamentos informáticos novos ou usados para fazer parte deste BEI (bei@mpdelgada.pt). Nestes casos, a autarquia assegura a recolha do equipamento e o apoio técnico no caso de materiais informáticos usados.
O BEI do Município de Ponta Delgada integra, assim, o Student Keep, que pode ser apoiado por particulares ou empresas. Saiba mais sobre o projeto e o movimento em https://studentkeep.org/.

FONTE: CMPD

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.