REGIONAL

Bolieiro propõe prolongamento de apoio ao ‘lay-off’ até ao primeiro trimestre de 2021

65views

O presidente do PSD/Açores propôs hoje que o apoio ao ‘lay-off’ seja prolongado até ao primeiro trimestre de 2021, com o objetivo de “salvaguardar os postos de trabalho” das atividades económicas mais afetadas na sequência da pandemia COVID-19.

“Há atividades económicas que foram muito afetadas pela crise pandémica. Para salvaguarda dos postos de trabalho, é preciso reconhecer já a necessidade da extensão do apoio ao ‘lay-off’ até ao primeiro trimestre de 2021, tal como os parceiros sociais já defenderam”, afirmou José Manuel Bolieiro.

O líder dos social-democratas açorianos, que falava após uma visita à central de madeiras da empresa Mariano Brum Gouveia & Filhos, em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, salientou que o prolongamento do apoio ao ‘lay-off’ até ao início de 2021 permite a “estabilidade dos postos de trabalho”.

“A extensão do apoio estabiliza, por um lado, os postos de trabalho, e, por outro, dá a confiança necessária a cada empresa para garantir a retoma progressiva da sua atividade, nomeadamente aquelas marcadas pela sazonalidade”, sublinhou.

José Manuel Bolieiro aproveitou a ocasião para destacar o trabalho das empresas que puderam continuar a laborar durante a pandemia, nomeadamente as que transformam matérias-primas originárias da Região.

“Pude visitar uma empresa e um concelho em que a confiança tem permitido atividade económica, dinâmica e resiliência. No caso concreto da Mariano Brum Gouveia & Filhos, trata-se de uma empresa que transforma matéria-prima da nossa floresta [madeira de criptoméria] em produtos transacionáveis”, disse.

Segundo o presidente do PSD/Açores, “trata-se de um bom exemplo, em que se substitui as importações com a industrialização de um produto regional e a valorização da nossa floresta”.

“Quero deixar uma palavra de reconhecimento aos empresários, pela sua capacidade de investimento e empreendedorismo, e ao município da Ribeira Grande, pela sua gestão territorial”, destacou.

Questionado pelos jornalistas sobre a retoma gradual das ligações aéreas inter-ilhas a partir de 29 de maio, o líder social-democrata mostrou-se “satisfeito” com o anúncio, lembrando que já tinha feito uma sugestão em sentido idêntico.

“Eu próprio tinha sugerido a data simbólica de 1 de junho, o Dia da Região, para retomar ligações aéreas inter-ilhas. Se ainda é possível mais cedo, congratulo-me com esse facto”, frisou.

José Manuel Bolieiro aproveitou ainda para apelar aos açorianos para que façam férias dentro do arquipélago.

“Que possamos aproveitar pedagogicamente o turismo inter-ilhas e que se comece a trabalhar na redução dos preços das passagens aéreas, para que os açorianos possam também fazer turismo entre as nossas ilhas. Com isso poderemos ajudar a potenciar a retoma e a recuperação dos empresários que estão no negócio turístico. Exorto a que façamos turismo cá dentro”, concluiu.

FONTE:PSD/AÇORES

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.