REGIONAL

Biblioteca Pública João José da Graça, na Horta, apresenta mostra bibliográfica de São Valentim

23views

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, promove, no âmbito das comemorações do Dia dos Namorados, uma Mostra Bibliográfica sobre o Dia de São Valentim.

A mostra, que será inaugurada sexta-feira, 14 de fevereiro, Dia de São Valentim, estará patente até 21 de fevereiro.

De acordo com a versão mais conhecida da origem deste dia, no séc. III, o Imperador Cláudio II, querendo formar um poderoso exército romano, decidiu proibir temporariamente a celebração de casamentos para garantir que os jovens se concentrassem mais facilmente na guerra e na vida militar.

Contudo, o bispo Valentim contrariou as ordens e continuou a celebrar casamentos clandestinamente, uma afronta à vontade do Imperador que levou a que acabasse preso e condenado à morte.

Até à sua execução, o bispo foi recebendo flores e bilhetes – o que explica a troca de postais, cartas e presentes atualmente – enviados por anónimos como demonstração de apoio e consideração pela sua conduta.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

Fonte: GaCS/DRC

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.