NACIONAIS

BATALHA DE ALJUBARROTA- Comemorou-se o 635.º aniversário da Batalha

295views

A 14 de agosto de 1385, no âmbito da invasão do território nacional por tropas de Castela, foi travada a Batalha de Aljubarrota no campo de São Jorge, pertencente à freguesia da Calvaria de Cima, concelho de Porto de Mós, entre as tropas luso-saxónicas, comandados por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, e o exército castelhano e seus aliados liderados por D. João I de Castela, culminando na vitória portuguesa que pôs término à crise de 1383-1385, consolidando com este feito a independência do Reino de Portugal.

As comemorações do 635.º aniversário da Batalha de Aljubarrota tiveram lugar junto ao monumento evocativo da Batalha, no campo de São Jorge, sendo a força militar constituída com uma Guarda de Honra de escalão secção do Regimento de Infantaria N.º 15 e um terno de clarins do Destacamento da Fanfarra do Exército em Coimbra.

A cerimónia foi presidida pelo Diretor da Direção de História e Cultura Militar, Major-General Aníbal Alves Flambó, contando com as presenças do Vice-Presidente da Câmara de Porto de Mós, Sr. Eduardo Amaral e do presidente da Fundação da Batalha de Aljubarrota, Dr. Alexandre Patrício Gouveia, entre outras entidades civis e militares.

As comemorações incluíram uma missa campal, celebrada pelo Major Capelão Luís Manuel Morouço Almeida Ferreira, a cerimónia de homenagem aos militares mortos, com a deposição de coroas de flores e uma prece pelo Capelão Militar, e uma palestra alusiva à Batalha de Aljubarrota proferida pelo Coronel de Infantaria Américo José Guimarães Fernandes Henriques.

EXERCITO/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.