REGIONAL

ATUALIDADE – Unidade de Saúde de Ilha reforça Plano de vacinação em São Miguel

FOTO: AA
292views

Com a abertura de um Centro de vacinação na Ribeira Grande, a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel acaba de reforçar a capacidade de resposta nos vários centros de vacinação Covid-19 na ilha.

O Centro de Vacinação da Ribeira Grande está localizado no Pavilhão Fernando Monteiro, tem capacidade para vacinar 200 utentes por dia, de segunda a sábado, e resulta de uma parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande.

A iniciativa de reforço do processo de vacinação em São Miguel, passa também pela abertura, ao sábado, dos centros de vacinação na Povoação, Nordeste, Vila Franca do Campo e Ribeira Grande, para vacinação de utentes com 60 e mais anos sem patologias. Foi igualmente aumentada a capacidade de resposta no Centro de Vacinação das Portas do Mar, em Ponta Delgada, que tem agora a possibilidade de realizar 450 inoculações por dia. Este, abre também ao domingo, para utentes com mais de 60 anos e sem patologias, que serão convocados e agendados, telefonicamente, pela USISM.

O processo decorre em articulação com o Hospital do Divino Espírito Santo, na vacinação de doentes com neoplasias, e com as Forças Armadas, para apoio na vacinação de utentes da segunda fase, sem patologias.

O Centro de Vacinação da Ribeira Grande está localizado no Pavilhão Fernando Monteiro e o de Vila Franca do Campo, no Centro Cultural. Na Povoação o centro de vacinação é no respetivo Centro de Saúde e no Nordeste, as equipas de vacinação deslocar-se-ão a cada freguesia. Estão alocados à vacinação cerca de 150 profissionais da saúde, por dia.

Já foram vacinados utentes e trabalhadores de todas as estruturas residenciais para idosos, Lares de Idosos, Santas Casas da Misericórdia e Casas de Saúde, Centros de Atividades Ocupacionais, Equipas de Apoio ao Domicílio, Associação Machado Joseph, Associação Alzheimer Açores, Associação de Pais e Amigos de Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores, bombeiros, forças de segurança, profissionais de saúde do setor privado, agentes das comarcas, serviços de apoio ao domicílio, cuidadores informais, utentes com mais de 75 anos e utentes com mais de 50 anos com as patologias prioritárias da 1ª Fase do Plano Regional de Vacinação.

VA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.