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ATUALIDADE | Turismo: reclamações aumentam 46% no primeiro trimestre

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Companhias aéreas e sites de reserva de viagens lideram reclamações dirigidas do setor. Problemas com reembolsos e cancelamentos, atrasos nos voos e mau atendimento motivam principais queixas

No primeiro trimestre do ano, o número de reclamações dirigidas ao setor do Turismo registou um crescimento de 46%, face ao mesmo período de 2019, ano de pré-pandemia. As companhias aéreas e os sites de reserva de viagens geraram o maior volume de queixas: 67%. Entre os principais motivos de reclamação estão problemas com o reembolso e cancelamentos, atrasos nos voos e mau atendimento. eDreams, TAP e Ryanair são as marcas mais reclamadas.

Numa altura em que se aproximam as férias da Páscoa e em que os portugueses planeiam viajar, o Portal da Queixa informa os consumidores sobre quais são os principais constrangimentos que estão a assolar, este ano, o setor do Turismo, quais as entidades com mais reclamações e que marcas têm o melhor Índice de Satisfação na plataforma.

A análise efetuada à categoria Hotéis, Viagens e Turismo, entre os dias 1 de janeiro e 28 de março, revela que o número de reclamações dirigidas ao setor regista um aumento na ordem dos 46%, em comparação com o mesmo período de 2019, ano de pré-pandemia.

Segundo os dados aferidos, no primeiro trimestre de 2023, os consumidores portugueses registaram 1.003 reclamações no Portal da Queixa, e em 2019, o número apenas foi 672.

Entre as subcategorias do setor com o maior volume de reclamações recebido, estão as Companhias Aéreas(37%); os Sites de Reserva de Viagens (30%); os Sites de Reserva de Alojamento (9%), as Agências de Viagens (6%); os Aeroportos, a ocupar uma fatia de 3% no total de queixas apurado no primeiro trimestre do ano.

Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com reembolsos/cancelamentos, a gerar 39% das queixas recebidas. Os atrasos nos voos acolhem 22% das reclamações e o mau atendimento absorve 20%. Os problemas com a bagagem ocupam uma fatia de 15%. 

No Top 5 das entidades do setor com o maior número de reclamações, está no topo da tabela a eDreams com 230 reclamações; segue-se a TAP com 173 queixas; a Ryanair com 68; a Easyjet a somar 49 e o Booking com 45 (nos primeiros três meses de 2023).

A análise permitiu ainda aferir que, as cinco entidades registam um baixo nível de performance no Portal da Queixa, no que se refere à resolução dos problemas reportados pelos consumidores. Todas as marcas do Top 5 têm Índices de Satisfação (IS) abaixo dos 17 pontos (em 100) se Taxas de Solução (TS) inferiores a 16%.

CISION/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.