REGIONAL

ATUALIDADE – PS/AÇORES apoia transparência do Parlamento

24views

O Grupo Parlamentar do PS/Açores votou favoravelmente a iniciativa que propõe a transmissão online dos trabalhos das comissões parlamentares por meios telemáticos. “Este é mais um passo que o nosso Parlamento dá para se aproximar dos cidadãos e para reforçar a transparência da nossa ação, tal como aconteceu com a criação do Portal da Transparência, proposta pelo PS/Açores na passada legislatura”, destacou José Contente.

“O GPPS considera que, neste momento, estão criadas e reunidas as condições para, no âmbito do espirito do diploma, em matéria de transparência e de melhor conhecimento dos trabalhos da Assembleia, apoiar esta iniciativa que se inscreve num percurso de maior conhecimento dos trabalhos e da dignificação da própria Assembleia e das Comissões Parlamentares”, destacou o deputado do PS/Açores, esta quarta-feira, depois da votação da proposta na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

José Contente lembrou a importância da aprovação, por unanimidade em maio de 2018, da proposta do Grupo Parlamentar do PS/Açores para “criar no site do Parlamento Açoriano um espaço próprio para que os cidadãos possam ter acesso a toda a atividade parlamentar e onde está disponível, de forma transparente, informação sobre os deputados”.

Para o PS/Açores, reiterou o parlamentar, “importa implementar todas as medidas que fomentem a participação dos cidadãos, o seu envolvimento na vida pública e cívica e a sua aproximação aos seus representantes legitimamente eleitos”. Foi também nesse sentido que o PS/Açores “tinha já proposto que as personalidades indicadas para presidir aos Conselhos de Administração das empresas públicas, fossem previamente ouvidas pelos deputados da Assembleia Regional, entre outras medidas que reforçam a transparência e a democracia nos Açores”.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.